4.11.15

Gulherme Oli e Paloma Leite.

Entrevista ao Autor


Eles são a minha primeira parceria e nada mais justo que abrir o quadro de entrevistas com eles.
Fui o mais fiel possível com as palavras enviadas a mim.
Espero que vocês apreciem conhece los assim como eu e fiquem de olho nos trabalhos
 futuros dos dois.



1.       Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o seu belíssimo trabalho e quase justo que fiquemos curiosos para saber quem seria Guilherme Oli e Paloma Leite?

Paloma: Bom, sempre fui aquela criança tímida, que gostava de ouvir histórias, brincar sozinha, fingindo que era personagem das histórias que conhecia ou inventava... Eu aprendi a ler e escrever muito cedo e, desde a mais tenra idade, era assim que eu me divertia... Quase uma autista, lá no meu mundinho de livros e gibis... rsrs
Até que saí de Alfenas-MG para estudar Letras em São Paulo. Antes eu sonhava em ser escritora, até ter na faculdade um contato maior com os grandes, como Victor Hugo, Dostoievski... Comecei a trabalhar com Educação a Distância (que estourou na época) e desisti de ser escritora. Quer dizer... desisti, mas Literatura sempre foi meu hobby. Estava lá, como sempre, no meu mundinho, lendo o quanto podia e escrevendo escondido. Até que o Gui me chamou para a brincadeira e criamos Tarso e Bia...

Oli: O Oli é um cara de 31 anos, que mora em São Paulo, é casado e trabalha como roteirista. Poxa, falar em terceira pessoa é uma droga hahahahaha
Enfim, escrevo desde criança e a literatura é uma das minhas melhores amigas, não só como escritor, mas também como leitor. Escrevo bastante (profissionalmente ou só pra me divertir) e leio duas vezes mais que isso. Chego a ler uns três livros ao mesmo tempo, embora muita gente fique dizendo que eu sou doido por fazer isso (mas é simples, veja que todo mundo faz a mesma coisa quando acompanha um monte de séries de TV ao mesmo tempo, não é mesmo?).
O que mais posso contar além disso? hehehehe bom, sou super caseiro, gosto de cozinhar e não sou muito falante ao vivo, minhas longas conversas são geralmente virtuais. ;)

2.      Tarso e Bia vieram de vocês certo? O que me leva a pensar de onde surgiram Kadu e Edson e se eles foram apenas efeitos colaterais de um romance online?

Paloma: Sim, a Bia foi criada para ser bem diferente de mim, mas, quem me conhece bem, até encontra uma referência ou outra minha. Já o Kadu e o Edson surgiram para dar uma dinâmica à história. Afinal, Tarso e Bia precisavam se expressar à vontade, havia assuntos que não podiam conversar entre eles, então precisavam de amigos. O Kadu é aquele amigo da Bia que todo mundo gostaria de ter. Ele é queridíssimo e é uma mistura de alguns amigos meus. Por exemplo, já troquei muitos e-mails longos e detalhados com o Gui Oli, muito parecidos com os da Bia para o Kadu.

Oli: Os amigos do Tarso e da Bia vieram da necessidade de criar outras linhas de diálogos que ajudassem a contar a história, mantendo o leitor como cúmplice. Não queríamos deixar o texto muito certinho, mas também não seria legal deixar o leitor no escuro, sem saber o que rolava fora das conversas dos dois personagens.
Na primeira versão da história, a presença dos amigos era menor. Durante a revisão, percebemos a necessidade de aumentar a participação deles e funcionou muito bem!

3.      “Remoto e Improvável” foi um sopro suave através de emails trocados, pensando nisso bem que poderia nos dar uma luz sobre seus próximos projetos.

Paloma: Agora estou escrevendo um romance psicológico e participando do desenvolvimento de alguns contos fantásticos. Ainda fico receosa de mostrar o que escrevo e publicar, mas já sei que é muito mais gratificante do que apavorante. O Gui e eu sempre conversamos sobre novas idéias e terei muito prazer em trabalhar com ele em novos projetos. Por enquanto, só posso adiantar que “Remoto e Improvável” terá continuação! Tarso e Bia, em um outro momento da vida deles, viverão outros dilemas e outros obstáculos. Será desenvolvido também em tempo real, como o primeiro, só não sabemos ao certo ainda como será...

Oli: Depois de “Remoto e Improvável” eu participei de um livro de criação coletiva chamado “Remetente N.15”, cuidando da parte visual e escrevendo uma das cartas que integram a obra.  Este livro foi lançado em março de 2015.
Além disso, comecei a criar com o Paulo Sérgio Moraes uma história no Wattpad, chamada “Você não me conhece”, mas ela está parada no momento e só retomaremos em janeiro de 2016. Diagramei também o livro de poemas A Trajetória, do meu sobrinho Leonardo Filho, lançado em agosto de 2015.
E acabei de finalizar a parte gráfica do livro “Olho Grego”, segundo romance do Paulo Sérgio Moraes, que está saindo agora em novembro de 2015.
Para os próximos meses, terei um texto meu publicado em um livro de contos ainda sem título, da editora Oito e Meio e estou finalizando meu próximo romance – que pretendo lançar em agosto de 2016 (vamos torcer!).
Ainda planejamos uma sequência de “Remoto e Improvável”, mas isso deve demorar alguns anos, pois tem mais projetos na fila.
Fora isso, estou com alguns projetos como ghostwriter, que não deixa de ser uma experiência legal também.
Até aqui foram três anos de trabalhos muito gratificantes!

4.      Como foi trabalhar com Paloma Leite e Guilherme Oli?

Paloma: Foi muito divertido! E olha que é complicado escrever a quatro mãos, hein? Funcionava assim: a Bia escrevia um e-mail e eu esperava uma resposta A ou B vinda do Tarso. Só que o Tarso escrevia uma resposta C, que me surpreendia. Então lá ia eu pensar em como a Bia reagiria a essa resposta C e tentar adivinhar que rumo a história iria tomar, já que não estabelecemos limites nenhum. Ainda bem que deu tudo certo, foi bem legal trabalhar com o Gui! Quem leu no início do livro o meu agradecimento ao Gui sabe como ele me tirou do ostracismo. Graças a ele, tive coragem de publicar um livro. rsrs

Oli: Foi bem tranquilo, pois já tínhamos bastante afinidade, tanto para criar juntos como para opinar no texto um do outro. Eu acho que criar uma história em parceria exige muita cumplicidade e, se não fosse assim, o livro com certeza não teria saído!

Emys: Sinceramente foi ótimo, os dois são super atenciosos e simpáticos e trocar emails com eles me deu um vislumbre da essência que eles usaram para criar Tarso e Bia. Um livro delicioso escrito por pessoas incríveis. Obrigado pela confiança.

5.      Se vocês pudessem passar uma mensagem para frente qual seria?

Paloma: Não é nenhuma novidade o que direi, pode até soar meio antipático, mas vamos lá: As pessoas estão falando demais, e falando sem pensar e falando errado e escrevendo errado.  Então leiam... Leiam Lewis Carroll, Esopo, Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, Vinícius de Moraes...
Já leram? Então leiam Poe, Machado de Assis, Saramago, Victor Hugo... A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, às vezes é só uma questão de costume.

Oli: “Eu acredito que minha profissão seja de plantador de esperança. Eu acredito nisso. É por isso que eu escrevo. É por isso que eu vivo.” - Pedro Bandeira.

Emys: Obrigada pelo tempo e pela oportunidade de nos deixar conhecê-los um pouco mais.       

Paloma: Eu que agradeço muito, Emys! Foi um prazer! Adorei responder as perguntas. Beijos.



Se não leram ainda Remota e Improvável que tal dar uma oportunidade a eles como eu dei, vocês não vão se arrepender. E se ainda resta duvidas tem uma resenha super fofa aqui no blog. Beijos de luz.

-Emys.

Um comentário:

© Emylle - 2016 | Todos os direitos reservados.
Tema Base: Renata Massa |Butlariz.